Definindo Objetivos com Equilíbrio

O segredo da vida é o equilíbrio.Na busca desse equilíbrio, muitos de nós desenvolvemos o saudável  hábito de fazer uma avaliação cuidadosa do resultado do ano que passou e a partir daí, traçarmos metas para o próximo.

Fazer um alinhamento e definir a direção, o foco, saber onde queremos chegar é fundamental.Alinhamento pessoal significa estar em concordância com um objetivo e trabalhar em direção a ele . Quando as pessoas estão incertas  de suas direções  e objetivos, tendem a agir de modo desalinhado.

Elas divagam, um passo para a frente, um passo para trás e, geralmente, não saem do lugar. O desalinhamento pessoal provém de objetivos incertos ou conflitantes.Para evitar isso é interessante  se fazer um balanço final, avaliando  o seu grau de satisfação com o que obteve em cada área de sua vida. Fazer uma avaliação de onde estamos hoje, implica em perceber as nossas ações, atitudes, comportamentos que tivemos anteriormente. Aquilo que consideramos  um resultado satisfatório podemos  manter, continuar fazendo as coisas  que nos proporcionaram este resultado e o que trouxe um  resultado indesejado seria interessante,  redirecionar, fazer diferente.

O segredo para fazer um sonho se tornar realidade, muitas vezes tem a ver com o equilíbrio entre a razão e a emoção. Tão importante quanto avaliar a realidade racionalmente é identificar e definir seu sonho, permitir que a intuição se manifeste e assumir o seu verdadeiro querer. Para isso perguntas como: O que eu quero experimentar esse ano na minha vida, na área profissional?  Familiar? Financeira? Ou espiritual? São perguntas importantes que nos levam direcionar nossas metas e dar vazão aos nossos sonhos.

Tudo que foi criado pelo homem, um dia foi sonhado, imaginado por ele. Algumas pessoas colocam muita atenção nas dificuldades da vida e experimentam saúde precária, sucesso limitado. Quando aprendemos perceber a realidade externa e também nos permitir realmente sonhar,  abrimos um caminho de oportunidades para o sucesso.

A nossa maior dificuldade na vida não é atingir nossas metas e sim, defini-las.

Algumas dicas eficazes para  a elaboração e  conquista de nossos objetivos:

Os objetivos devem ser expressos em termos afirmativos.

Ter uma sintaxe positiva é fundamental para uma comunicação eficaz e direta com a mente humana.. Falar o que nós queremos e não o que nós não queremos, faz diferença no resultado. Muitas vezes o cérebro não registra o não. Falar “não quero ficar doente, não quero ficar desempregado, não quero ficar devendo”, poderá ser uma programação negativa.Você poderá falar afirmativamente o que quer e experimentar um estado interno positivo, isso apoiará o resultado final. Pensar em saúde, desejar ser saudável, se sentir merecedor de viver com dignidade. Tudo isso  traz uma sensação congruente com o resultado desejado.

Nosso cérebro é programável. Além dos pensamentos e da linguagem, é importante rever as crenças que temos em relação aos nossos objetivos. Isso nos ajuda a perceber o que estamos obtendo e ter insights interessantes.

Os objetivos devem estar centrados na própria pessoa. 

Não funciona fazer um objetivo para os outros cumprirem.  “Esse ano meu marido vai parar de fumar.” Para isso funcionar, esse objetivo deverá, antes de tudo, ser do fumante.
Os objetivos devem ser específicos.. Quanto mais especificar, melhor. A  mente trata o objetivo exatamente da forma como ele é elaborado.È importante especificar exatamente  o quê, quando, como e onde.

O objetivo deve ser mensurável.

Observar a evolução dos acontecimentos em direção ao que se quer,  evidenciar os objetivos em bases sensoriais, significa responder as questões: o que verei,  ouvirei e sentirei ao atingir meu objetivo? Como saberei que estou conseguindo? Nesse ponto a imaginação é fundamental. Criar um filme de sucesso de você conquistando o que deseja. Ver o objetivo realizado e perceber os benefícios dele na sua vida, sentir o sabor da vitória,  acreditar que você merece.

Tudo isso, é tão importante quanto definir racionalmente a meta.
Agora é  partir para a ação. Pensando bem, você já teve várias conquistas  em sua vida . A lembrança dessas conquistas  é fortalecedora  e amplia a sua  convicção de que você tem tudo que precisa para chegar lá.

Sobre a Autora:

Luiza Lopes é pedagoga, consultora de empresas e especialista em Programação Neurolinguística.

Joomla SEF URLs by Artio