"Criatividade é como barba. Você só tem de deixa-la crescer." Voltaire

Planejamento de Carreira - Uma alternativa para Reter Talentos

No meio corporativo, onde as mudanças e demandas gerenciais são cada vez maiores, é cada vez mais importante saber identificar e principalmente reter os talentos nas empresas. O grande desafio está em conciliar as necessidades e valores das corporações com os anseios profissionais dos jovens da chamada Geração Y, que tem uma visão nada tradicional do ambiente de trabalho ideal, e que busca reconhecimento e reais oportunidades de crescimento.

Os jovens profissionais da Geração Y, nascidos nas décadas de 80 e 90, cresceram em meio às novas tecnologias como a: internet e o celular têm um perfil completamente diferente da geração anterior, mais conservadora, chamada “Baby Boomers”, e a pressa por ascensão profissional é outra de suas características marcantes. Nesse sentido as empresas, de modo geral, devem estar em sintonia com as mudanças organizacionais que incluem este novo perfil de profissionais, compreendê-las, e atuar no sentido de administrar suas necessidades.

A Retenção de Talentos é hoje fator determinante para que qualquer corporação tenha um grupo de colaboradores com os perfis de competências que ela precisa para crescer, ter diferenciais significativos e estar à frente de suas concorrentes. Quando um talento se destaca dos demais, o líder deve procurar estabelecer condições favoráveis ao desenvolvimento de seu potencial, e observar e conduzir mais atentamente seu trabalho. Uma das alternativas para manter o interesse do colaborador é apresentar condições de crescimento e desenvolvimento na empresa, como um Plano de Carreira, que confere reconhecimento e segurança ao colaborador e deve ser oferecido o quanto antes, uma vez que a competição por profissionais com perfis diferenciados está cada vez mais acirrada, e perder tempo pode significar também, perder um grande talento para o seu concorrente.

A Importância do Líder na Retenção de Talentos

Numa empresa o líder é o responsável por fomentar os valores, as crenças, as normas e a cultura organizacional em seus colaboradores. É dele a missão de gerenciar as ações, tomar as decisões importantes, motivar as equipes, eleger metas e mensurar resultados, como também é dele, o papel de identificar quais os colaboradores têm os perfis mais compatíveis com as ambições da empresa e os profissionais que se destacam dentro do sistema de gestão implantado. Desse modo o líder, deve tomar a iniciativa de convidar o profissional de destaque para realizar o planejamento de Carreira. Isso mostra que o gestor está atento aos seus colaboradores e que a instituição reconhece e deseja investir no seu potencial e crescimento dentro dela, fortalecendo assim o vínculo de confiança entre o empregado e a organização.

Planejamento exige Planejamento

Entretanto, para que o processo flua e alcance sucesso é necessário que a empresa apresente um Planejamento de Carreira conciso e capaz de atender tanto as necessidades da organização, um Profissional Coach pode ajudar quanto os anseios e ambições profissionais e pessoais do colaborador. Muitas vezes o plano de carreira da empresa não é compatível com o plano de carreira do colaborador, e isso acaba por criar um descompasso entre os projetos de ambos, para um futuro em comum. Também é preciso que fique claro para os demais empregados por que determinado funcionário está recebendo tal oportunidade de crescimento, e que características foram decisivas para isso, uma vez que, a falta de critérios claros para a escolha dos colaboradores, que irão participar do planejamento pode implicar em desconfiança e insatisfação, a exemplo de um profissional que recebe este benéficio por tempo de empressa e não por resultados reais ou méritos. Esta falta de clareza quanto as possibilidades reais de crescimento aliada a ausência de  um plano de salários compatível com as projeções profissionais, são outros fatores que podem comprometer um  planejamento de carreira efetivo em uma empresa.

O líder tem ainda a responsabilidade de fomentar o desenvolvimento de todos numa empresa, mas é certo que aqueles que têm um perfil mais compatível e correspondem às perspectivas da corporação serão efetivamente aproveitados, mas isso é claro, se tiverem alguém preparado para estimular seu desenvolvimento e extrair o melhor de seu potencial.

Através de um processo de Coaching um profissional pode identificar suas crenças e valores, clarificando o que realmente busca enquanto realização e o que a instituição espera dele. A partir disto, o planejamento de carreira se torna mais expressivo e eficaz.

Congruência e Desafios

O planejamento de carreira de uma empresa será seu diferencial na retenção de talentos se for congruente com os anseios e projeções de carreira que o colaborador está buscando para sua vida profissional. Hoje profissionais de destaque preferem traçar seus próprios objetivos e metas para seu futuro no mercado de trabalho, ao invés de se enquadrar nas projeções da empresa. Esses profissionais diferenciados têm foco e buscam oportunidade em instituições que valorizam colaboradores com seus perfis. Quando o fazem, na verdade, estes profissionais estão buscando um lugar em que seus potenciais possam ser desenvolvidos, suas competências desafiadas e seus resultados reconhecidos.

Fique atento para não perder talentos!

Autor:

autor_jose_robertoautor_jose_robertoProfessor, consultor e palestrante. Articulista do Jornal do Comercio (RJ) e co-autor do livro: "Trabalho e Vida Pessoal - 50 Contos Selecionados" (Ed. Qualytimark, Rio de Janeiro, 2001). Graduado em Administração de Empresas, especialista em Marketing e Gestão Empresarial, com MBA em Marketing no Mercado Globalizado e complementação pedagógica.
Site do Autor: www.profigestao.blogspot.com

autor_jose_robertoJosé Roberto Marquesé um dos pioneiros em Coaching no Brasil, com experiência de mais de 26 anos no Desenvolvimento de Pessoas. Fundador e presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é o único treinador, no Brasil, autorizado pelo Behavioral Coaching Institute (BCI) a ministrar o treinamento - Advanced Coach Senior (Pós Master Coach).

 


Quer fazer a melhor formação em Coaching do Brasil, Professional & Self Coaching, criada pela maior referência em Coaching do Brasil José Roberto Marques? Preencha o formulário abaixo e receba todas as informações.

[Form ibccoaching not found!]

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

IBC

banner-descubra-pnl-v3 ibc

Anúncios Google

IBC

banner-descubra-pnl-v3 ibc

Thalentos

thalentos 2014

Ideah

Instituto Ideah

Congresso PNL 2017

banner-congresso

Depoimentos dos Visitantes

"Parabens!!!" Luiza