"Criatividade é como barba. Você só tem de deixa-la crescer." Voltaire

Aprendizado Organizacional

O mundo corporativo está cada vez mais imerso na era da tecnologia, onde tudo acontece muito rápido, inclusive as formas de trabalho. E para acompanhar as tendências do mercado, profissionais de diversas áreas buscam aprimoramento através de especializações, formações, cursos e certificações.
O conhecimento técnico é primordial, porém entender os processos de trabalho é essencial para que o profissional desempenhe seu papel com mais assertividade.
O aprendizado organizacional é uma forma de transmitir aos colaboradores conhecimentos de como funciona a dinâmica corporativa. Costuma ser realizado através de treinamentos, mas também pode ser adquirido informalmente, por meio de conversas com colegas de outros departamentos, sejam eles de cargos de liderança ou não.
Ao obter conhecimento dos processos de trabalho, o colaborador passa a ter uma visão sistêmica da dinâmica organizacional, podendo desempenhar melhor sua função, uma vez que ele compreenderá a sua responsabilidade dentro da organização, entendendo sua importância para o alcance dos objetivos propostos.
Outro fator importante, referente ao aprendizado organizacional, é que os profissionais conhecerão melhor as funções dos seus colegas, aumentando o respeito e a colaboração entre eles, criando um espaço para a troca de experiências e compartilhamento de conhecimentos e informações. Os relacionamentos interpessoais e interdepartamentais são de suma importância para a organização e consequentemente criam um ambiente onde os colaboradores se sentem mais seguros e motivados.
A aprendizagem organizacional se dá de várias maneiras, podendo ser através das experiências profissionais, aprendizado com os líderes e gestores, na prática, no compartilhamento de informações e conhecimentos etc.
Por isso é importante aproveitar o que cada colaborador tem a dizer e acrescentar, e saber gerenciar de maneira positiva todas as informações. Vale lembrar que os treinamentos e cursos, também são importantes, pois agregam valor e aprimoram ainda mais a capacidade dos profissionais envolvidos.
O mundo corporativo está cada vez mais imerso na era da tecnologia, onde tudo acontece muito rápido, inclusive as formas de trabalho. E para acompanhar as tendências do mercado, profissionais de diversas áreas buscam aprimoramento através de especializações, formações, cursos e certificações.

O conhecimento técnico é primordial, porém entender os processos de trabalho é essencial para que o profissional desempenhe seu papel com mais assertividade.

O aprendizado organizacional é uma forma de transmitir aos colaboradores conhecimentos de como funciona a dinâmica corporativa. Costuma ser realizado através de treinamentos, mas também pode ser adquirido informalmente, por meio de conversas com colegas de outros departamentos, sejam eles de cargos de liderança ou não.

Ao obter conhecimento dos processos de trabalho, o colaborador passa a ter uma visão sistêmica da dinâmica organizacional, podendo desempenhar melhor sua função, uma vez que ele compreenderá a sua responsabilidade dentro da organização, entendendo sua importância para o alcance dos objetivos propostos.

Outro fator importante, referente ao aprendizado organizacional, é que os profissionais conhecerão melhor as funções dos seus colegas, aumentando o respeito e a colaboração entre eles, criando um espaço para a troca de experiências e compartilhamento de conhecimentos e informações. Os relacionamentos interpessoais e interdepartamentais são de suma importância para a organização e consequentemente criam um ambiente onde os colaboradores se sentem mais seguros e motivados.

A aprendizagem organizacional se dá de várias maneiras, podendo ser através das experiências profissionais, aprendizado com os líderes e gestores, na prática, no compartilhamento de informações e conhecimentos etc.

Por isso é importante aproveitar o que cada colaborador tem a dizer e acrescentar, e saber gerenciar de maneira positiva todas as informações. Vale lembrar que os treinamentos e cursos, também são importantes, pois agregam valor e aprimoram ainda mais a capacidade dos profissionais envolvidos.

Autor:

autor_jose_robertoautor_jose_robertoProfessor, consultor e palestrante. Articulista do Jornal do Comercio (RJ) e co-autor do livro: "Trabalho e Vida Pessoal - 50 Contos Selecionados" (Ed. Qualytimark, Rio de Janeiro, 2001). Graduado em Administração de Empresas, especialista em Marketing e Gestão Empresarial, com MBA em Marketing no Mercado Globalizado e complementação pedagógica.
Site do Autor: www.profigestao.blogspot.com

autor_jose_robertoJosé Roberto Marquesé um dos pioneiros em Coaching no Brasil, com experiência de mais de 26 anos no Desenvolvimento de Pessoas. Fundador e presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é o único treinador, no Brasil, autorizado pelo Behavioral Coaching Institute (BCI) a ministrar o treinamento - Advanced Coach Senior (Pós Master Coach).

 


Quer fazer a melhor formação em Coaching do Brasil, Professional & Self Coaching, criada pela maior referência em Coaching do Brasil José Roberto Marques? Preencha o formulário abaixo e receba todas as informações.

[Form ibccoaching not found!]

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

IBC

banner-descubra-pnl-v3 ibc

Anúncios Google

IBC

banner-descubra-pnl-v3 ibc

Thalentos

thalentos 2014

Ideah

Instituto Ideah

Congresso PNL 2017

banner-congresso