"O mais valioso de todos os talentos é aquele de nunca usar duas palavras...quando uma basta." Thomas Jefferson

A importância da Cultura Organizacional

Empresas são constituídas por pessoas. Grandes ou pequenas, todas elas possuem alguns aspectos que devem ser compartilhados com todos os membros, passando por donos, executivos, diretores, líderes, gestores e colaboradores.
Esses aspectos também são conhecidos como Cultura Organizacional, que nada mais são, que características que a empresa prega e participa aos demais, bem como valores morais e éticos, regras de conduta e comportamentos, crenças, missão, valor etc.
A Cultura Organizacional tem como objetivo diferenciar uma empresa das demais, principalmente de seus concorrentes, alinhar expectativas com a dos colaboradores, demonstrar a maneira como lidar com seus stakeholders, orientar os processos de trabalho, assim como a conduta de colaboradores e equipes.
Uma empresa deve possuir a Cultura Organizacional bem definida, pois ela orientará os planejamentos, organizações, processos de trabalho, alcance de objetivos, planos de ação e condições do desenvolvimento das atividades.
Além disso, proporcionará aos colaboradores maior clareza de objetivos, comunicação aberta, exposição de ideias, levando assim a uma visão sistêmica da empresa, possibilitando a eles, alinharem suas expectativas com as da empresa.
Líderes e gestores são os responsáveis por implementar a cultura organizacional, bem como apresenta-la aos colaboradores e, adota-la como aspecto de direcionamento de trabalho, ou seja, nenhuma decisão, projeto ou planejamento deve ser realizado fora dos parâmetros da Cultura Organizacional.
A Cultura Organizacional é o alicerce das empresas, ela pode mudar conforme a necessidade de mercado, e a realidade da organização, ou seja, por situações internas ou externas. Bem como auxiliar na resolução de conflitos e até prevenção deles.
Por outro lado se ela não estiver bem clara e compartilhada, poderá gerar incongruências de trabalho, problemas internos e externos, conflitos de ideias e objetivos, comprometendo significativamente os resultados esperados.
Empresas são constituídas por pessoas. Grandes ou pequenas, todas elas possuem alguns aspectos que devem ser compartilhados com todos os membros, passando por donos, executivos, diretores, líderes, gestores e colaboradores.

Esses aspectos também são conhecidos como Cultura Organizacional, que nada mais são, que características que a empresa prega e participa aos demais, bem como valores morais e éticos, regras de conduta e comportamentos, crenças, missão, valor etc.

A Cultura Organizacional tem como objetivo diferenciar uma empresa das demais, principalmente de seus concorrentes, alinhar expectativas com a dos colaboradores, demonstrar a maneira como lidar com seus stakeholders, orientar os processos de trabalho, assim como a conduta de colaboradores e equipes.

Uma empresa deve possuir a Cultura Organizacional bem definida, pois ela orientará os planejamentos, organizações, processos de trabalho, alcance de objetivos, planos de ação e condições do desenvolvimento das atividades.

Além disso, proporcionará aos colaboradores maior clareza de objetivos, comunicação aberta, exposição de ideias, levando assim a uma visão sistêmica da empresa, possibilitando a eles, alinharem suas expectativas com as da empresa.

Líderes e gestores são os responsáveis por implementar a cultura organizacional, bem como apresenta-la aos colaboradores e, adota-la como aspecto de direcionamento de trabalho, ou seja, nenhuma decisão, projeto ou planejamento deve ser realizado fora dos parâmetros da Cultura Organizacional.

A Cultura Organizacional é o alicerce das empresas, ela pode mudar conforme a necessidade de mercado, e a realidade da organização, ou seja, por situações internas ou externas. Bem como auxiliar na resolução de conflitos e até prevenção deles. 

Por outro lado se ela não estiver bem clara e compartilhada, poderá gerar incongruências de trabalho, problemas internos e externos, conflitos de ideias e objetivos, comprometendo significativamente os resultados esperados.

Autor:

autor_jose_robertoautor_jose_robertoProfessor, consultor e palestrante. Articulista do Jornal do Comercio (RJ) e co-autor do livro: "Trabalho e Vida Pessoal - 50 Contos Selecionados" (Ed. Qualytimark, Rio de Janeiro, 2001). Graduado em Administração de Empresas, especialista em Marketing e Gestão Empresarial, com MBA em Marketing no Mercado Globalizado e complementação pedagógica.
Site do Autor: www.profigestao.blogspot.com

autor_jose_robertoJosé Roberto Marquesé um dos pioneiros em Coaching no Brasil, com experiência de mais de 26 anos no Desenvolvimento de Pessoas. Fundador e presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é o único treinador, no Brasil, autorizado pelo Behavioral Coaching Institute (BCI) a ministrar o treinamento - Advanced Coach Senior (Pós Master Coach).

 


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Comentários   

0 #1 jean mi song 13-02-2016 00:10
Quero informacoes sobre a formacao em coaching
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