"Computadores são rápidos, precisos e estúpidos. Humanos são lentos, imprecisos e brilhantes. Juntos eles são mais poderosos que se pode imaginar." Albert Einstein

PRACTITIONER em PNL

O que aconteceria se você pudesse estar no mundo com LIBERDADE, AGORA...

Abaixo, um pouco de história sobre este curso, o Practitioner em Programação Neurolinguística, que é a base para uma aventura num mundo onde a descoberta de seus potenciais internos nos remete a um agradável estímulo para viver melhor.

“Em meados dos anos setenta, os co-criadores da PNL, Richard Bandler e John Grinder ministravam pequenos Workshops e Seminários, com os modelos e ferramentas adquiridos de suas pesquisas. Ainda nesta época não existia uma estrutura continua de um curso de formação, apenas eram tratados os tópicos, aprendidos, compreendidos e utilizados.

O material apresentado e a forma de apresentação era tão interessante e distinta entre Richard e John que um casal de terapeutas de Denver, Colorado (USA), Steve e Connirae Andreas teve uma iniciativa de gravar esses seminários, onde originou alguns dos livros clássicos de introdução a PNL: “Sapos em Príncipes”, “Atravessando” e “Ressignificando”, que foram traduzidos em várias idiomas.

A partir deste momento a PNL deslanchava, originando um interessante artigo publicado na revista Psychology Today, intitulado “People who read people”. A grande massa científica, reconhecia a Programação Neurolinguística como um modelo de aprendizado do funcionamento da estrutura subjetiva do ser humano. Então, aconteceu uma grande procura pelas pessoas em querer saber mais sobre isso, o que era, como fazer e onde usar essa tecnologia tão “mágica”.

Em 1979, iniciou a primeira formatação “oficial” do curso Practitioner pelo casal Steve e Connirae Andreas, usando as ferramentas que eram ensinadas por Bandler e Grinder durante os workshops e seminários de finais de semana. Nesta etapa, a PNL adquire a primeira base para seu tripé de sustentação: A metodologia. A maioria das ferramentas foram ordenadas e formaram uma cadeia lógica para se aprender e utilizar, através de exposição teórica, demonstrações, exercícios, feedbacks e incorporações.

Com a separação entre Bandler e Grinder no início dos anos 80, a PNL já tinha tornado um referencial do estudo da excelência humana no mundo, com vários estudiosos, como Robert Dilts, Todd Epstein, Steve Andreas, Connirae Andreas, entre outros que ajudaram na divulgação das ferramentas e agregaram ainda mais, aumentando assim a sua forma de utilização e criando um up grade, transformando o que era bom, em algo ainda melhor. Nesta etapa, a PNL adquire a segunda base do tripé: A tecnologia. Novos cursos de formação, como o Master Practitioner, Trainer Training, Core Transformation, vieram a somar e contribuir, como também ir além do ótimo. A PNL viajava por áreas mais profundas... além das mudanças comportamentais. Era a segunda geração desta ciência e arte que continuava tornando as coisas melhores, muito melhores...

O curso Practitioner estava sendo ministrado em vários países, por excelentes profissionais e além da metodologia e da tecnologia, a forma de transmitir o conhecimento foi também adaptada aos ambientes e público, mantendo o conteúdo, gerando nos participantes experiências agradáveis e interessantes na forma como se aprende PNL. Surgiram então, novas abordagens e novos programas para serem instalados na nossa mente, baseado sempre no conteüdo básico e essêncial, do Practitioner. Na década de 90, cursos como Design Human Engineering, Neuro Hypnotic Repatterning, entre outros, agregaram seus novos programas às base do Practitioner e suas pressuposições, tornando a PNL muito mais ligada ao nosso mundo, sendo instalada inconscientemente, ferramentas e formas, trabalhando constantemente sem precisar pensar conscientemente que se está fazendo isso ou aquilo, ou seja, tudo instalado e funcionando como parte integrante de nossa essência. Nesta etapa, a PNL adquire a terceira base do tripé: A Atitude. Viver a PNL, ser um “PNLista”, ser congruente com todos os níveis aprendidos no Practitioner, ambiente, comportamentos, capacidades, crenças e valores, identidade e espiritualidade... A PNL agora, estava pronta para entrar no novo milênio, em sua terceira geração, muito além daquilo que está contido em nós mesmos, ao centrar, equilibrar e alinhar nosso próprio eu, podendo ir além e conseguir o mesmo, com um campo mórfico ainda maior.

E a grande base para se saber muito além disso, está no curso Practitioner, o mais procurado entre os interessados na PNL, pois contém toda a forma e os pré-requisitos necessários para esta aventura ao conhecimento da mente humana. Um manual de usuário do proprietário do nosso cérebro. Adquirimos, neste, o conhecimento da História da PNL, seus pressupostos, os sistemas representacionais, os movimentos oculares e suas funções no processamento de informações, como gerar Rapport, as fantásticas Âncoras e os condicionamentos, a Ecologia da mente e sistemas, os diversos padrões de comunicação, como o Meta Modelo e o Modelo Milton de linguagem hipnótica, resolvendo as polaridades e reestruturando experiências, utilizando Estratégias, aprendendo as intervenções e como usar, as Histórias e Metáforas e o fantástico mundo das Submodalidades.

O Practitioner é uma viagem ao conhecimento de como nós funcionamos e, pensando no lado do desenvolvimento pessoal, o curso Practitioner de PNL nos proporciona técnicas para nos tornarmos mais alinhados, íntegros e centrados, pois o passado é vivenciado como algo que favorece plenamente nosso presente e consequentemente o futuro que desejamos. Resgatando recursos e integrando ao nosso sistema para a realização de objetivos e para ter uma visão de mundo mais equilibrada. Como seria se seus relacionamentos, com a família, colegas, amigos e colaboradores tivessem uma comunicação mais eficaz e elegante. Durante o curso torna-se continuamente mais fácil aprender a se comunicar e usar eficazmente as novas habilidades da PNL com as pessoas da sua vida, principalmente as especiais. Saber se comunicar eficazmente torna os relacionamentos mais homogêneos e as habilidades aprendidas neste curso são a chave para eles se tornarem mais respeitosos e você começa a pensar que vale a pena sair coisas maravilhosas de nossos relacionamentos através de recursos eliciados em nós mesmos para com as pessoas importantes para nós, além de saber com elegância em como lidar com pessoas “difíceis” e como aprender com isso.

Estamos sempre nos comunicando e existe alguns momentos que são muito importantes na nossa vida, em qualquer área... sempre que duas pessoas desejam coisas diferentes, ou quando não temos certeza do que desejamos, as habilidades em negociação nos ajudam a conseguir acordos satisfatórios e constantes. Estou falando de “Negociação”. Negociação entre quaisquer partes: pais, parceiros de negócios, clientes, relacionamentos, etc... Os pais podem usar com os filhos em qualquer idade, comunicação em diferentes níveis.

Acordos que realmente respeitem todas as partes em seus principais relacionamentos, tornam-se muito mais fáceis e naturais, depois que examinadas com os “filtros da PNL” e suas ferramentas durante o curso.

O Practitioner percebe um enaltecimento das habilidades, pois sempre que desejamos ser melhores em algo, como num esporte, instrumento musical, ou mesmo na capacidade de tomadas de decisão ou na própria motivação, a PNL nos oferece muitos meios para saber a estrutura profunda e aprendermos os padrões de pensamento das pessoas que fazem isso muito bem. Com esses padrões de pensamento, juntamente com os exercícios do curso e a prática regular, essas novas habilidade farão parte de você e com uma nova atitude de curiosidade em saber “o que mais é possível aprender? Favorecendo o nosso aprendizado nas áreas que escolhemos, desenvolvendo habilidades e competências.

Na conclusão do curso, as pessoas ficam encantadas e algumas descrevem como “a melhor experiência sobre o aprendizado de como funcionamos em nossa vida”. Pessoas de todas as profissões ficam entusiasmadas e em cada momento sentem-se mais realizadas à medida que descobrem como a PNL enriquece a sua vida profissional. No desenvolvimento profissional a PNL faz a diferença nas habilidades e nos relacionamentos, nós dando o apoio necessário para nos tornarmos mais eficazes e elegantes na profissão que escolhemos. Quando o Practitioner é concluído, um sentimento confiante de novas habilidades é adquirido, pois você vai saber identificar melhor aquilo que deseja e como agir para conseguir isso, com uma sensação de bem-estar e confiança nas mais variadas situações, atravessando os “estados limitantes” e descobrindo as novas opções para lidar com eles, logo, solucionando conflitos, problemas, lidando de forma muito mais fácil com pessoas chamadas “difíceis”, pois você acaba focalizando sempre o resultado em lugar do problema e começa a perceber a diferença que isso faz nos diferentes níveis lógicos do ser humano, no ambiente em que vivemos, através de comportamentos mais assertivos e focados, descobrindo os objetivos que estão por trás dos seus objetivos e o impacto e a influência que isso lhe oferece, estabelecendo direções comportamentais para que seus desejos se tornem realidade, adquiridos com as novas capacidades instaladas e alinhadas com nossos valores e critérios, formando assim “o ser humano”, uma identidade rica e congruente para estar no mundo e poder viver maravilhosamente bem, consigo mesmo e com todas as pessoas.

O Practitioner é um curso totalmente prático e vivencial. Os participantes terão a oportunidade de praticar o que está sendo ensinado, através de exercícios práticos com as outras pessoas do grupo, obtendo assim um feedback das mesmas e podendo aprender todo o conteúdo do curso de uma forma rápida, divertida, completa e acima de tudo com qualidade e excelência.

Algumas pessoas me escrevem perguntando sobre tópicos avançados, e este é o caminho, querer saber mais sobre isso... agora, para saber isso, precisamos daquilo..., um bom curso de formação em Practitioner da PNL que fará uma grande diferença na sabedoria de coisas mais avançadas, a leitura ajuda, acabamos conhecendo as coisas, mas talvez esquecemos de usar o conhecimento. Para ser um músico, é necessário saber as notas, suas funções, gerar melodia, harmonia e ritmo, isso se chama música, e é bom, não é? A PNL são três letras que além de significarem literalmente, Programação Neurolinguística, também quer dizer: Metodologia, Tecnologia e Atitude. O Practitioner é o curso. É o curso que fornece todo o aprendizado de melodia, harmonia e ritmo para a Excelência Humana... e, lembre-se: Existe uma grande diferença entre conhecer o caminho e percorre-lo.

Este curso faz você percorrer o caminho, e esse caminho eu chamo de LIBERDADE!!!

Sobre a Autor:

Alexandre bortolettoAlexandre Bortoletto -  Master Trainer em PNL (Programação Neurolinguística) e Hipnose Ericksoniana - Hipnólogo, Musicólogo, Professor Mestre em Arranjo, Composição e Psycho-Music, Educador, Escritor, Coach Executivo e de Vida. Ministra Cursos, Seminários, Atendimentos e Workshops no Brasil e Exterior.

Comentários   

+2 #5 Albatroz 16-01-2009 07:00
É só posso dizer que Metodologia usada com Tecnologia e feita com Atitude nos faz pecorrer esse caminho.
Citar
+2 #4 Márcia 16-01-2009 07:00
Como é bom saber a raiz da PNL.
Parabéns Descubra PNL.
Parabéns Bortoletto.
Citar
+1 #3 zaib 16-01-2009 07:00
Bortoletto.
Be lo texto. Ótima narrativa histórica.
Par abéns.
Zaib
I NeP-RJ
Citar
+2 #2 Kleber FD 16-01-2009 07:00
INCRÍVEL... AB
MUITO BOM MESMO.
PARABÉN S.

Kleber
Citar
+2 #1 Tâmara 16-01-2009 07:00
Realmente é um dos melhores artigos sobre o que é a PNL, uma atitude. Parabéns ao professor Bortoletto, sendo na atualidade o "the best trainer" na América do Sul.
Obrigada
Tâmara - SP
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

IBC

banner-descubra-pnl-v3 ibc

Anúncios Google

IBC

banner-descubra-pnl-v3 ibc

Thalentos

thalentos 2014

Ideah

Instituto Ideah

Congresso PNL 2017

banner-congresso

Depoimentos dos Visitantes