"Aprendo com as minhas mãos, com os meus olhos e com a minha pele o que nunca consigo aprender com o meu cérebro." M. C. Richards

P.N.L. e Saúde

Uma nova forma de modificar comportamentos “prejudiciais” ao ser humano, através de um conjunto de técnicas que transformam elementos lingüísticos, fisiológicos e de representação interna da realidade individual, é a proposta da Programação Neurolingüística (PNL) surgida em meados dos anos 70, nos Estados Unidos, a partir dos estudos de comunicação humana feito pelos pesquisadores Richard Bandler, Jonh Grinder, Robert Dilts, Todd Epstein, entre outros. No início de suas investigações, eles mostraram que o ser humano não opera diretamente no mundo em que vive, mas cria modelos e “mapas do mundo” que são usados para guiar seus comportamentos. Um dos modos específicos pelo qual as experiências individuais são representadas corresponde aos sistemas lingüísticos.

Assim a Programação Neurolingüística (PNL) trata fundamentalmente de estudar o tipo de linguagem empregada pela pessoa, suas distorções, omissões e demais peculiaridades para conhecer melhor a estrutura interna do funcionamento do cérebro humano.

Todos os dias estamos submetidos às idéias expressas verbal e não verbal-mente (através de gestos, posturas, etc.) pelo mundo a nossa volta, tanto “positivas” como “negativas” que formam nosso modelo de mundo. Os pesquisadores “co-criadores” da PNL observam que os seres humanos estão estruturados nos seguintes níveis: vivemos em ambientes, profissional, familiar, social etc. e utilizamos comportamentos para atuar nesses ambientes; para podermos ter comportamentos, precisamos nos sentir com capacidades, pois se achamos que não somos capazes, não conseguimos ter o comportamento; para termos capacidades precisamos acreditar e valorizar estas capacidades e, este sistema de crenças e valores forma e dá suporte à nossa identidade.

Acima e fora de nós existe o nível Espiritual, que inclui todos os sistemas além da estrutura interna, começando pela família, a comunidade, o trabalho etc e chegando no que cada um nominaliza de sua forma: D’us, Cosmos, Universo, Inteligência, Jeová, Cristo, etc.

A partir desta Estrutura, vivemos ou não com Saúde, pois dependendo de como são registradas nossas experiências, acontecem respostas em nosso corpo. Com as Estratégias pesquisadas podemos compreender e alterar registros que trazem desarmonia, desequilíbrio e conseqüentemente, falta de Saúde, tendo como resultado seres humanos mais equilibrados e com Saúde. Já existem muitos casos de cura em doenças como alergias, miopias, gastrites, miomas, câncer, entre muitas outras.

É nosso próprio Sistema nos auxiliando em nossa própria Cura!

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

IBC

banner-descubra-pnl-v3 ibc

Anúncios Google

IBC

banner-descubra-pnl-v3 ibc

Thalentos

thalentos 2014

Ideah

Instituto Ideah

Congresso PNL 2017

banner-congresso

Depoimentos dos Visitantes