"Deixe a beleza que amamos ser aquilo que fazemos." Rumi

O que o Coach pode fazer por Você

Você já se sentiu desmotivado? Sem novas idéias? Com receio de ir adiante? Caso responda sim a uma destas perguntas, não se preocupe; a maioria de nós já se sentiu assim e, acredite, existem hoje diversas soluções para essa situação. Uma delas é contratar um Coach.

O desenvolvimento de novas habilidades, a criatividade, a coragem muitas vezes podem não emergir internamente e precisamos de um profissional para indicar o caminho ou nos desafiar para atingirmos nossas metas e objetivos.

A profissão Coach  está cada vez mais presente em nossas empresas e na vida pessoal das pessoas. Nos últimos três anos, mais de 20 institutos especializados no Brasil passaram a ministrar cursos de Coaching de norte a sul do país. Mas, você sabe o que é e o que não é Coaching?

O trabalho do coach consiste em auxiliar e acompanhar o coachee (cliente) na obtenção de seus objetivos. Coaching é um processo de desenvolvimento mútuo, pois, o coach guia e também aprende com as experiências trocadas. A motivação e a inspiração ao coachee também é muito evidenciada neste trabalho. Não podemos confundir este trabalho com psicologia, pois, não aborda assuntos pessoais e nem trata alguma patologia. O acompanhamento visa maximizar nosso potencial produtivo gerando novos comportamentos e descobertas, ampliando assim nossos horizontes.

Coaching é guiar alguém em direção aos objetivos e escolhas, através da troca de experiências e realização de tarefas incumbidas aos clientes, não sendo um meio para se corrigir determinado comportamento ou dizer o que deve ou não ser feito. As respostas de que precisamos estão dentro de nós mesmos, o que o Coach faz são perguntas e desafios para nos ajudar a encontrar essas respostas.

Os benefícios do coaching são inúmeros, tanto em nossa vida pessoal, quanto profissional. Dentre eles, passamos a vislumbrar novos meios para driblar com mais facilidade as tarefas diárias, ficamos mais motivados e ao mesmo tempo motivamos as pessoas a nossa volta. No trabalho podemos gerenciar melhor nossas equipes, tornando nosso trabalho mais eficaz, minimizando o gasto e energia e produzindo com mais qualidade.

A etapa inicial de um acompanhamento de coaching é o planejamento. O Coach deve saber que áreas demandam esse trabalho, quais as finalidades de cada seção e que resultados são esperados tanto do Coach como do coachee. Algumas perguntas que devemos também fazer antes são: “Por que esse coaching é importante?”, “O que vamos melhorar” e “Quais as conseqüências desta mudança?”. Ao final de cada seção é interessante designar uma tarefa para que o trabalho possa evoluir.

Ao contrário do que muitos pensam, o Coach pode atuar informalmente, caso o gerente ou gestor possua essa habilidade. A correria do dia-a-dia, a carga de estresse e a falta de tempo pode auxiliar na criação de métodos alternativos de coaching. Telefone, e-mail e até mesmo um happy hour se transforma em alternativa para a realização do
coaching.

Lendo este artigo até aqui, você pode estar se perguntando: Como eu posso começar? Está certamente é uma boa pergunta e aqui vão algumas dicas:

Use a criatividade – muitas vezes você vai precisar de criatividade e também de muita flexibilidade. Use-as da melhor maneira. Entenda a necessidade de seu cliente e a partir disso faça perguntas abertas que possam trazer novas informações e desta forma enriquecer as seções. Posso citar um exemplo de criatividade quando, certa vez em uma seção, tive que lidar com a timidez. A tarefa que passei ao cliente foi ir a um Shopping, entrar nas lojas e pedir informações sobre determinado produto. Isso o fez perceber que conversar com as pessoas não era tão difícil.

Escuta Ativa – saiba ouvir sem julgamentos, escute atentamente e atente-se aos detalhes. Muitas vezes uma palavra perdida pode nos levar a fazer associações que antes pareciam obscuras. Seja um parceiro e elucide os pontos que julgar importante. Devolva ao cliente a fala em forma de pergunta e certifique-se de estar ajudando a alcançar o que deseja.

Feedback – dê e receba feedback's, eles são fundamentais para a continuidade. São eles que dão rumo às próximas seções. Crie um consenso entre você e o seu coachee.

Plano de Ações – elabore um plano de ações. Crie ferramentas para avaliar o desenvolvimento do trabalho. Anote o que for possível e elabore questionários para que o seu cliente possa responder. As ações e os prazos também devem ser anotados.

O coaching se tornou uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento das organizações. Ele estimula o crescimento e a motivação dos mais diversos grupos operacionais. Como um líder, seja mais observador e detecte o que possa estar havendo de estranho em sua equipe e se preciso, recorra a um profissional em coaching para auxiliar no direcionamento das metas organizacionais.


Sobre o Autor

Rodrigo Zambon

Comentários   

+1 #10 Simone 27-10-2006 06:00
Eu estava na busca de uma nova profissão (conselheira - pessoa física) e não sabia onde me encontrar. Após o seu esclarecimento acho que me achei.
Valeu.
Citar
+1 #9 Jacqueline Santos 27-10-2006 06:00
Olá Rodrigo, espero te encontra em paz, com saude e prosperando.
g ostei muito da sua definição do Coach, quero saber se posso usa lo no meu site, trabalho em uma empresa de gestão de pessoas, com certeza divulgarei o autor.
aguardo retorno.
Obrig ado.
jacquelin e.
Citar
+1 #8 Anfilofio Coutinho dos Santos Filho 27-10-2006 06:00
Rodrigo,

Gos taria de começar te pedindo alguma bibliografia.

Obrigado.

Anfilofio.
Citar
+1 #7 Vania Mattos 27-10-2006 06:00
Prezado Rodrigo,

Gos tei muito do seu método de atuação. Gostaria de saber como podemos marcar uma seção de coaching e qual seria a proposta para o atendimento da minha equipe de 8 pessoas.

Par abéns pelo artigo e pelo trabalho.

Va nia Mattos

Rodrigo: Olá Vania,

Quero agradecer pelo comentário e pelos elogios ao método de atuação.

O tipo de informação que deseja será melhor fornecida se tratatmos diretamente por e-mail ou telefone. A sede do Descubra PNL fica em Vitória - ES, porém poderemos utilizar os métodos alternativos de coaching para inicar um acompanhamento e caso esteja distante e poderemos agendar visitas para o trabalho com a sua equipe.

Esta mos aguardando seu contato.

Ate nciosamente,

Rodrigo Zambon
Citar
+1 #6 Carla de Deus 27-10-2006 06:00
Olá Rodrigo,
Parabéns pelo artigo, ele já está circulando internamente pela indústria mais reconhecida do mundo. Sucesso
Carla de Deus

Rodrigo: Olá Carla,

Obrig ado pelas palavras e em especial a palavra "circulando" que você citou me fez recordar de um livro chamado As Sete Leis Espirituais do Sucesso de Deepak Chopra que na Lei da Doação apresenta o seguinte trecho:

"O universo opera através de trocas dinâmicas... dar e receber são diferentes aspectos do fluxo da energia universal.

E m nossa própria capacidade de dar tudo aquilo que almejamos encontra-se a chave para atrair a abundância do universo - o fluxo da energia universal - para a nossa vida."


Um abraço,

Rodr igo Zambon
t>
Citar
+1 #5 Ronaldo Sousa 27-10-2006 06:00
Gostaria de saber mais detalhes, tais como: Como se faz para contratar um coach?
Quanto custa cada sessão?

Obrigado, desde já, um abraço!

t face = "trebuchet ms" size = "1" color = "red">Rodrigo: Olá Ronaldo, seu questionamento é basicamente o mesmo da Viviane. Peço, por gentileza, que nos envie um e-mail para que possamos passar a localização exata de um Coach. Caso esteja no Espírito Santo, nosso contato poderá ser pessoalmente.

Um abraço,

Rodr igo Zambon
Citar
+1 #4 Viviane 27-10-2006 06:00
Gostaria de saber mais sobre o tema. Por exemplo, quanto um coach cobra por sessão, onde localizar esse tipo de profissional.

Rodrigo: Olá Viviane, Você pode adquirir mais conhecimentos sobre o tema através de leituras ou um curso em institutos especializados. O valor do atendimento é formulado levando-se em conta diversas variáveis. Precisaríamos de mais informações para te dar essa resposta. Podemos indicar um Coach dependendo de sua localização. Por gentileza, mande um e-mail para dizendo em que estado você mora.

Um Abraço,

Rodr igo Zambon
Citar
+1 #3 João Cruz 27-10-2006 06:00
Brilhante o artigo. Parabéns ao autor pelos esclarecimentos de forma conscisa, coerente e lógica.

t face = "trebuchet ms" size = "1" color = "red">Rodrigo: Olá João, Obrigado pelos elogios. Espero, de certa forma, ter contribuido em sua jornada de aprendizado.

Um Abraço,

Rodr igo Zambon
Citar
+1 #2 Carlos André Pereira 27-10-2006 06:00
Parabéns pelo brilhante artigo! Tirou muito minhas dúvidas em relação a profissão de Coach.

Rodrigo: Carlos, que bom que pude minimizar um pouco as dúvidas que tinha. O assunto é vasto e está em crescimento no Brasil. Vale também sua pesquisa e algumas leituras sobre o tema.

Um abraço,

Rodr igo Zambon
Citar
+1 #1 José Santos Alves 27-10-2006 06:00
Excelente, esta matéria ajudou bastante ao entendimento de um grande amigo.

Rodrigo: Olá José, obrigado pelo comentário. Fico contente que tenha entendido mais sobre esse assunto. Um Coach certamente pode ajudar muito no alcance das metas.

Um abraço,

Rodr igo Zambon
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

IBC

banner-descubra-pnl-v3 ibc

Anúncios Google

IBC

banner-descubra-pnl-v3 ibc

Thalentos

thalentos 2014

Ideah

Instituto Ideah

Congresso PNL 2017

banner-congresso