"As coisas mais difíceis de se ver são as que estão debaixo de nossos olhos." V. G. Rossi

Liderança é Comunicação

Toda organização é única e tem a sua razão de ser, como todo ser humano. Cada empresa tem sua história, sua cultura, seus valores, sua missão.

O crescente aumento da competitividade interna e externa tem cobrado das organizações, ações que as coloquem num patamar cada vez mais diferenciado, requerendo de seus colaboradores, liderança e comunicação mais eficaz, sustentada no aumento da competência - conhecimento, habilidade e atitude.

Um grande número de empresas, através da sua cultura organizacional, coloca pessoas que se destacam em suas atividades por bom desempenho, na gerência e na liderança da organização, acreditando que elas se desenvolvam da mesma forma. A maioria dos gerentes possui uma formação técnica profissional e acadêmica com grande experiência no negócio, mas sem um aprendizado em gerir pessoas, sem saber como comunicar-se com elas ao assumir o papel estratégico de líder no processo de informação.

Pelo que parece as pessoas julgam as culturas dos outros pelas próprias e de uma forma consciente ou inconsciente, acreditam que só aquilo que elas fazem é o correto.

A busca por talentos que façam a diferença para o negócio tornou-se uma premissa básica para as empresas competitivas. Mas para que esses profissionais agreguem valor, eles precisam atuar em equipe e, conseqüentemente necessitam de um líder que seja capaz de influenciá-los e levá-los a obter resultados positivos. No entanto, isso só será uma realidade se a liderança souber comunicar, pois sem essa competência é provável que as metas traçadas não saiam do papel. A capacidade de comunicação deve ser inerente ao líder para haver engajamento, comprometimento dos colaboradores na estratégia de aproximação com a empresa.

Muitos dos problemas que ocorrem em uma organização são resultados direto das pessoas,  das lideranças sem uma comunicação eficaz, pois, a responsabilidade cabe ao emissor.
Uma comunicação defeituosa causa a maioria dos problemas organizacionais, conduz a confusão e tende levar com que um bom planejamento falhe.

Os problemas de comunicação, no entanto, muitas vezes nem são considerados ou lembrados pelas pessoas, pelas lideranças – e não seriam exatamente estes os que estão na base dos grandes conflitos dentro das empresas, desmotivando, sabotando decisões, ações e metas?
Os líderes estão alinhados com a cultura da organização e têm o conhecimento do seu papel no processo de uma liderança eficaz?

A liderança deve ter uma ampla percepção dentro de uma cultura organizacional que muda constantemente ao se comunicar com diferentes pessoas em determinadas situações e influência sobre o comportamento das pessoas, pois, o líder não é chefe, ele tem atribuições que deixam seus membros à vontade ao aplicar o estilo de liderança em diferentes situações com uma comunicação clara que levem as pessoas a agirem e darem o melhor de si para o atendimento dos objetivos da organização.

Neste contexto, a Programação Neurolinguística exerce uma forte influência no desenvolvimento potencial para reestruturar a realidade individual e coletiva da empresa, utilizando ferramentas como ponte ao futuro, rapport, níveis neurológicos, metaprogramas, metamodelo, ancoragem, pressupostos, modelo acerte, tots, etc

Portanto, para influenciar pessoas é necessário que a liderança assimile que a comunicação é fator primordial para um excelente entendimento, lidar com pessoas, conhecer os objetivos e que recursos são necessários para atingir as metas.

Quando estes aspectos estiverem claros, ficará mais fácil motivar os colaboradores, a fim de atingirem os objetivos propostos.

Sobre a Autor:

José Carlos AragãoJosé Carlos AragãoGraduado em Engenharia Civil. Coach, Practitioner e Master em PNL pelo Instituto Indesp. Pós-graduado em Programação Neurolingüística – Unig - RJ

Comentários   

+1 #4 Raquel 16-01-2009 07:00
Pessoal,

Gos tei muito de nosso exercicio de hoje.
O texto anexo esta bem dentro do que discutimos.
Bo a leitura.

Abr aços,
Raquel
Citar
+1 #3 Bernadeth 16-01-2009 07:00
Parabéns Aragão, pela reflexão sobre comunicação, fundamental em qualquer contexto.
Citar
+1 #2 Fora de Moura Barboa 16-01-2009 07:00
Sr. José Carlos,
Li a sua matéria acima sobre PNL, gostei muito, estou fazendo um curso de tecnólogo em segurança do trabalho, e nesta função temos de dar treinamentos, lidar com pessoas o tempo todo. Treinando a oratória em sala de aula pretendo falar sobre este asssunto que julgo ser essencial, caso possa colaborar comigo, ficarei inteiramente grata.

Flora
Citar
+1 #1 Marivel Duncan 16-01-2009 07:00
Atualizado e objetivo meu colega Aragão soube desenvolver em linhas mestras a respeito da liderança e da importância da comunicação no ambiente empresarial. Parabéns! Marivel Duncan
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

IBC

banner-descubra-pnl-v3 ibc

Anúncios Google

IBC

banner-descubra-pnl-v3 ibc

Thalentos

thalentos 2014

Ideah

Instituto Ideah

Metáforum

metaforum2016