"Aprendo com as minhas mãos, com os meus olhos e com a minha pele o que nunca consigo aprender com o meu cérebro." M. C. Richards

Freie o “vírus do vai assim mesmo”

A falta de compromisso com a qualidade no atendimento ainda é algo muito visível em diversas empresas. Imagine a seguinte situação: você vai a um restaurante ou pizzaria, faz a sua escolha e pede para que o garçom exclua a cebola do prato. Em seguida o garçom traz o seu pedido repleto de cebola. Talvez ele até tenha visto no pedido sem cebola, mas depois de pronto olhou o prato com cebola e pensou, "vai assim mesmo".

Temos que aprender a frear o "vírus do vai assim mesmo", aquele pensamento que nos leva a fazer as coisas de forma incompleta e sem a devida qualidade. Muitas empresas possuem essa cultura de fazer as coisas do jeito "vai assim mesmo" e amargam péssimos resultados por muito tempo, e o pior, não fazem nada de consistente para mudar.

Quantas vezes você pagou um prejuízo desnecessário em sua vida pessoal, quando pensou "ah, vai assim mesmo", sabendo que precisava arrumar, organizar ou fazer manutenção em algo? Você já deve ter ouvido a seguinte experiência: um cliente contrata um serviço de instalação para a residência dele, porém, o serviço ficou incompleto, mal acabado, e, com certeza, mais um cliente insatisfeito, pois foi feita a famosa "gambiarra" e não uma prestação de serviço que prime pela qualidade e eficácia. "Gambiarra", em alguns dicionários brasileiros, significa "uma extensão ilegal para levar eletricidade a algum ponto ou remediar de improviso uma passagem de corrente elétrica". Outra definição: "uma solução improvisada para resolver um problema". Mais uma forma de aplicar o jeito "vai assim mesmo", que, provavelmente, surge da acomodação, que é um dos piores estados que o ser humano deixa tomar conta de si.

É muito comum observar que as empresas planejam, criam suas políticas de qualidade e algumas até treinam suas equipes, mas a ação depois de tudo isso não é efetiva. Isso gera um alto nível de incongruência, a prática não condiz com a teoria. A maneira mais rápida de perder a confiança é mostrar uma coisa e acabar fazendo outra. Não adianta colocar na propaganda que o seu produto ou serviço tem qualidade se na prática não é bem assim. A incongruência no processo de atendimento aos clientes está ligada a famosa onda que paira nas empresas: "o produto é bom, mas o serviço é ruim". Os clientes buscam empresas altivas, que primem pela qualidade e que ofereçam serviços que excedam suas expectativas. Para isso, o foco e a dedicação de todos os envolvidos na prestação de um serviço é o caminho para conquistar e manter clientes no mercado acirrado dos dias atuais.

É fundamental que os líderes envolvam as pessoas no processo de melhoria contínua, incentivando, treinando e recompensando os esforços feitos na direção da qualidade. Os gestores precisam ficar atentos ao processo de seleção de pessoas, pois, se a empresa tem como valores a qualidade e a eficácia para garantir a satisfação do cliente, deverá contratar aquelas pessoas que tenham valores semelhantes aos seus, pois pessoas que seguem a cultura do "vai assim mesmo" não estão habilitadas para gerar resultados satisfatórios.

Quando um profissional está diante de uma situação que exige dele uma melhor resposta, deverá reconhecer que possui um papel importante naquilo que está fazendo, colocando atitude, iniciativa e flexibilidade para fazer o melhor que puder. Ao deixar que o "vírus do vai assim mesmo" tome conta, estará faltando com respeito àquela pessoa que está recebendo seu atendimento.

Portanto, não prejudique a sua imagem e a imagem da empresa onde você trabalha deixando com que o "vírus do vai assim mesmo" faça parte de seu comportamento profissional. Dedique-se, tenha iniciativa e procure fazer o seu melhor. E se em algum momento não puder fazer o seu melhor, então busque inovar, crie alternativas, mas não deixe de atribuir qualidade naquilo que se propõe a fazer.

Sobre o autor

Cersi Machado: Atua há mais de 10 anos em T&D. Palestrante motivacional e treinador comportamental. Aplica uma metodologia inovadora em treinamentos, combinando Neurociência, Coaching, PNL e Emotologia. Seu trabalho é reconhecido com selos de qualidade, conforme item 4.3.5. ISO 10015. Cersi foi escolhido para integrar o Guia de Palestrantes do Brasil 2010. Autor de dois livros e coautor do livro Ser+Líder. Site: www.cersimachado.com.br

Comentários   

0 #2 Daniela 14-07-2011 20:05
Obrigada por fornecer gratuitamente artigos com grande finalidade, estou passando por uma fase em que parece que nada que estou fazendo era para eu estar fazendo...a disciplina na minha vida é praticamnete uma obrigação, e isso me prejudica a cada dia. Continuem com essa qualidade!

Até mais!! ;-)
Citar
+1 #1 Luiza 19-08-2010 10:39
:lol: É muito bom ouvir palavras de motivação e incentivo a a uma vida mais plena!
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

IBC

banner-descubra-pnl-v3 ibc

Anúncios Google

IBC

banner-descubra-pnl-v3 ibc

Thalentos

thalentos 2014

Ideah

Instituto Ideah

Congresso PNL 2017

banner-congresso

Depoimentos dos Visitantes