"Muitas vezes nossa maneira de justificar um erro agrava o erro." Shakespeare

DPNL ou a Reforma da PNL

Afirmamos, na PNL, que "todas as pessoas têm os recursos de que precisam para realizar seus objetivos". Ter um recurso não significa, automaticamente, que a pessoa já acessa estes recursos. Talvez ela tenha um enorme potencial que ainda não virou potência. Dr. Charles Garfield, psicólogo clínico, começou a estudar o assunto de Alto Desempenho quando participou do projeto Apollo 11, a equipe da Nasa que botou astronautas na lua. Ele seguiu para fazer um estudo de 1500 executivos de sucesso e notou em seus relatos que eles compartilham seis atributos em comum. Estes são habilidades que qualquer um pode cultivar e aprender. Conhecê-los é o primeiro passo a adquiri-los. Você vai notar que se aplicam a qualquer que seja sua área de atuação. O Peak Performer é aquele que é consistente em sua busca de realização.

Uma Missão Pessoal que motiva

O Peak Performer se orienta e se motiva por ter uma Missão Pessoal, uma grande causa que o chama para a ação. Isto serve como um "estalo" que o instiga a se mexer.

Resultados - através de atividade dirigida

O Peak Performer aborda as situações com a atitude que, não importa as circunstâncias, tem como encontrar uma brecha para fazer acontecer. O Peak Performer organiza suas metas com vários enfoques de tempo, sempre escolhendo algo a fazer agora, em tempo real, que vai alavancar as grandes causas de sua vida.

Auto-gestão através da auto-maestria

Outra razão do Peak Performer conseguir resultados é por causa de sua capacidade de fazer uma auto-gestão dos seus estados emocionais e usar estratégias mentais eficazes. Ele acessa uma auto-confiança e realiza ensaios mentais para ter cada vez melhor desempenho.

Espírito de Equipe

Como um complemento perfeito à sua auto-gestão, o Peak Performer sabe inspirar e "empoderar" (empower) outros a produzirem resultados excelentes. Ele tem a capacidade de se alinhar com as forças que estão presentes - o trabalho que se tem, as pessoas que colaboram e a organização com seu ambiente e objetivos.

Correção de Rumo

O Peak Performer lança mão de recursos de agilidade mental e concentração para encontrar e navegar num "caminho crítico". Mesmo uma aeronave como as da missão Apollo estão fora do trajeto 90% do tempo e mesmo assim chegam a seu destino. A aeronave não está em um caminho perfeito, mas está em um caminho crítico, que significa acertar através de constante correção de caminho.

Gestão de Mudança

O Peak Performer tem a capacidade de se antecipar e se adaptar a grandes mudanças enquanto mantém momentum e equilíbrio de um plano de ação. Ele nunca pára de aprender novas habilidades e não resiste a mudanças. Muito pelo contrário, abraça as mudanças como uma fonte de oportunidade que pode manejar.

Fonte: Peak Performance, Charles Garfield. Avon Books, 1986

Quer aumentar seu desempenho? Pode fazer um trabalho de Coaching para chegar a novos patamares e vai descobrir como os recursos estavam sempre dentro de você, aguardando o momento de sua ativação.

Sobre a Autora:

Arline Davis é americana, bióloga pela University of California, estuda comportamento humano há mais de 25 anos. Ministra seminários internacionalmente. Radicada há 17 anos no Brasil. Master Trainer em Programação Neurolinguística (PNL), formada com os criadores desta tecnologia de excelência humana. Diretora do
Instituto Núcleo Pensamento & Ação.

Comentários   

0 #4 Descubra PNL 19-06-2010 21:33
Citando Marcelo Bartholomeu:
É impressão minha ou o texto está incompleto, foi interrompido ?

De fato Marcelo o texto estava incompleto e faltando o final. Agradecemos sua observação e boa leitura.
Citar
0 #3 Marcelo Bartholomeu 09-06-2010 08:46
É impressão minha ou o texto está incompleto, foi interrompido ?
Citar
+1 #2 Raphael Barros 09-10-2005 06:00
Novos conceitos de PNL e DPNL.
Citar
+2 #1 Márcio Flávio Souza Menezes 09-10-2005 06:00
Prof. Bernd Izert, o sr. por acaso já considerou a possibilidade da DPNL ser usada em conjunto com a fenomenologia da percepção?
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

IBC

banner-descubra-pnl-v3 ibc

Anúncios Google

IBC

banner-descubra-pnl-v3 ibc

Thalentos

thalentos 2014

Ideah

Instituto Ideah

Metáforum

metaforum2016