"Para que um grande sonho se torne realidade, você precisa primeiro de um grande sonho." Hans Seyle

Ano Novo, vida nova?

Após o tão celebrado Réveillon, chega o momento de colocarmos o foco no Ano novo que se descortina. E ao olhar para 2009 a pergunta vem a mente: O que eu realmente quero para minha vida em 2009? Significa que norte quero dar para minha vida pessoal, espiritual, financeira, profissional, afetiva e nos meus relacionamentos.

Neste momento é comum dedicarmos um tempo para fazer uma avaliação reflexiva, um balanço do ano que termina. Como está nosso saldo? O que eu fiz para chegar neste resultado? E nesta reflexão eu consigo tomar consciência e ter mais discernimento e clareza sobre a realidade que pretendo experimentar.

Este pode ser um momento especial para pararmos e reavaliarmos, o que fizemos de bom, o que não foi tão bom, o que podemos fazer de melhor e o queremos realizar e construir em 2009. Pensando bem, não faz sentido tratar o ano novo como se fosse uma página em branco na qual poderíamos escrever uma história completamente nova.

O ano novo é também uma seqüência dos anos anteriores e nossos hábitos, escolhas, conhecimentos, aprendizados, nossas obrigações continuarão valendo por mais que desejemos uma “vida nova”. Para criarmos novas possibilidades neste novo ano, podemos iniciar um pouco diferente, e colheremos assim novos resultados. Não precisamos ser um especialista em projetos para aumentar as chances do ano novo ser ainda melhor.

A Programação Neurolinguistica, uma ciência com foco em resultados,  sugere  algumas dicas que poderão contribuir:

1-  Defina um propósito e crie as metas alinhadas. È importante que a meta seja desafiadora, alcançável e mensurável. Definir com clareza, especificamente o que você quer e criar uma imagem nítida deste objetivo alcançado é fundamental. Crie um espaço interno de merecimento, sinta e visualize o sonho realizado.

2- Crie estratégias para chegar lá, planeje: Após definida a meta é necessário criar o plano de ação. Este plano poderá iniciar com uma lista simples de atividades ou pendências. É a preparação do terreno para construir o projeto. Se queremos por exemplo melhorar nossa performance física podemos ter como metas , criar hábitos mais saudáveis, eliminar refrigerantes comer mais frutas e verduras, caminhar 60min 4 vezes por semana ou entrar numa academia. Após ter escrito os pensamentos e desejos, estabeleça um plano para atingir a curto, médio e longo prazo os objetivos almejados.

3 - Acompanhar o progresso da meta. É importante definir o tempo, em que data irá realizar as atividades do seu plano de ação. Por exemplo, se a sua  intenção é pesar tantos quilos até a determinada data, ao se aproximar desta data você poderá avaliar se está conseguindo o resultado que quer ou não, e aí você poderá redirecionar as atividades  para criar o resultado que deseja. Monitorar e corrigir é tão importante quanto planejar, esta é uma forma de acompanhar o plano e isso pode ser tão dinâmico quanto a vida.

4- Inicie seu plano já: Após definir e escrever detalhadamente seu plano comece imediatamente a segui-lo. Coloque seu foco de atenção e alinhe sua intenção com a meta. Não espere mais para começar a agir, ao contrário inicie agora. Pegue um caderno e escreva nele a sua "lista de desejos" e dedique 10 a 15 minutos para ler e reler o que escreveu e conhecer melhor os desejos.  E além de ler dê vida a esses desejos, visualizando-os prontos, alcançados, realizados.

5 - Com o foco no Estado desejado, esteja alinhado e siga o plano: Muitos dos projetos pessoais não acontecem porque na maioria das vezes não nos comprometemos inteiramente com eles. Olhe os dois extremos: Estado Atual, o seu momento agora e o Estado Desejado, o que você quer no futuro. Procure listar em uma folha o que você tem na sua realidade atual e o que você gostaria de conseguir.

John Lenon disse certa vez : "A vida é o que acontece enquanto fazemos planos!".Tão importante quanto os planos para o futuro é o que fazemos no presente, Planejar é essencial, assim como  viver o dia-a-dia e conciliar as atividades de maneira razoável.

Que essas sugestões sejam úteis e que possamos oferecer para o mundo a melhor versão de nós em 2009 e assim contribuir para a construção de um mundo mais humano, melhor e mais feliz.

Sobre a Autora:

Luiza Lopes é educadora, consultora de empresas e especialista em Programação Neurolinguística.

Comentários   

+1 #1 Marcia Rocha 19-01-2009 07:00
Luiza,
Achei o teu blog na Google e gostei muito.
Me identifiquei com as sugestões para 2009, principalmente em criar a oportunidade de oferecer para o mundo a melhor versão de nós mesmos!!!
mentepiloto.c om acredita no desenvolvimento do nosso potencial para a construção de um mundo menos humano e mais angelical!!!

Gratitude, Sucesso e muita ALEGRIA em 2009.
Bjs,

Marcia Rocha
www.mentepiloto.com
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

IBC

banner-descubra-pnl-v3 ibc

Anúncios Google

IBC

banner-descubra-pnl-v3 ibc

Thalentos

thalentos 2014

Ideah

Instituto Ideah

Congresso PNL 2017

banner-congresso

Depoimentos dos Visitantes