"Mesmo que esteja muito ocupado, você deve sempre arranjar tempo para fazer alguém se sentir importante." Dr. Rene Spitz

5 obstáculos a serem vencidos para se tornar uma pessoa mais resiliente

Se você deseja ser uma pessoa mais feliz e satisfeita, é importante aprender mais sobre resiliência. Essa palavra significa a habilidade que uma pessoa tem de enfrentar dificuldades e superar os obstáculos, transformando a si mesma e aproveitando até mesmo os momentos mais complicados para se fortalecer.
 
O conceito de resiliência é essencial para ter mais sucesso na vida pessoal, amorosa e profissional. Afinal, é impossível prever quando situações complexas baterão à sua porta, sendo importante estar preparado, seja física ou emocionalmente. Para isso, é importante buscar vencer alguns obstáculos e hábitos que adquirimos ao longo da nossa vida, impedindo que pratiquemos a resiliência com afinco.
 
Enfrente os confrontos e as situações difíceis
 
As situações que fogem ao nosso controle e apresentam dificuldades também devem ser valorizadas e usadas ao seu favor. Elas são a melhor maneira de exercer a sua resiliência que, como um músculo, vai crescendo e se desenvolvendo conforme vai sendo utilizada.
 
Toda habilidade só fica mais forte quando praticada. Por isso, nessas circunstâncias do seu dia a dia, não fuja ou se esconda. Busque enfrentá-las com calma e perseverança, pois isso irá facilitar os seus próprios embates na vida.
 
Procure ficar longe de pessoas tóxicas
 
É muito importante não desistir de algo apenas porque é uma conjuntura difícil. No entanto, isso não deve ser aplicado aos seus relacionamentos mais próximos. Se alguém não faz bem para você, procure os melhores caminhos para se afastar, seja terminando um relacionamento ou mudando de ambiente, por exemplo.
 
No entanto, se a mudança que você precisa fazer para eliminar as pessoas indesejadas irá interferir nos seus sonhos e objetivos, o que você deve mudar é a maneira como lida com a situação. O distanciamento emocional também é possível e muitas vezes pode ser o suficiente para ficar em paz.
 
Busque incentivos que lhe motivem
 
Procure aquilo que te dá motivação. É necessário encontrar objetivos e traçar caminhos para chegar até ele, do contrário você poderá se sentir perdido em diversos momentos da sua vida. Elabore planos e saiba também que é necessário ser flexível, mesmo que isso implique mudar o seu planejamento.
 
Mantenha-se "incomodado" e "inconformado" na dose certa
 
A chamada “zona de conforto” é uma grande armadilha. Afinal, ela te oferece alguns benefícios que te impedem de crescer e se desenvolver. Ao notar que você está estagnado na mesma posição, sentimento ou objetivo, procure maneiras de mudar. Em alguns casos, mudar sua rotina pode ser o suficiente para mudar toda a sua vida – começando um novo esporte, curso ou buscando fazer atividades que nunca fez antes.
 
Agradecer, sempre!
A falta de reconhecimento de tudo que há de bom na sua vida também é uma atitude que impede a resiliência. Se você buscar o melhor em cada cenário, tornará mais possível o enfrentamento das dificuldades, principalmente por sentir que ainda há muito de positivo para ser usado ao seu favor.
 
Quer ampliar sua capacidade de resiliência e assumir de forma mais efetiva o controle das suas emoções? Convido você a conhecer o novo treinamento da SBPNL, "O Poder da Resiliência", desenvolvido com base na metodologia HeartMath, da qual a SBPNL é "Certified Trainer" pioneira no Brasil.

Sobre o autor:
Gilberto Brant
Master Practitioner e Diretor de Marketing da SBPNL

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

IBC

banner-descubra-pnl-v3 ibc

SBPNL

IBC

banner-descubra-pnl-v3 ibc

Thalentos

thalentos 2014

Ideah

Instituto Ideah

Congresso PNL 2017

banner-congresso